Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
O novo centro de maquinação é uma atualização do a40 da Makino

Novo a40 SE: maior rendimento na maquinação de peças de alumínio exigentes

24/06/2022

A Makino atualizou o seu centro de maquinação horizontal a40 com o modelo a40 Special Edition (SE), preparado para aumentar ainda mais o rendimento na produção de peças de alumínio fundido. O novo fuso de 20.000 rpm proporciona uma maquinação mais rápida com ferramentas PCD e a maior capacidade do ATC permite uma maior autonomia das células automatizadas.

A Makino sabe que o tempo de ciclo influencia bastante o custo por peça. Este fator não só determina o número de máquinas necessárias, mas também tem um impacto na mão de obra necessária, no espaço ocupado no chão de fábrica e na vida útil das ferramentas. Com o objetivo de eliminar os tempos de paragem, o centro de maquinação a40 SE incorpora a tecnologia inteligente R.O.I. (inércia reduzida) da Makino. Esta coleção de tecnologias inovadoras foi concebida para reduzir os tempos de paragem sem corte durante o processo de produção de peças, fornecendo aos utilizadores um passo significativo rumo à total eliminação dos tempos de inatividade.

O centro de maquinação horizontal Makino a40 SE, de 4 eixos, destaca-se também pelo design renovado
O centro de maquinação horizontal Makino a40 SE, de 4 eixos, destaca-se também pelo design renovado.

Melhor desempenho em alumínio com o fuso de 20.000 rpm

O fuso da máquina a40 SE foi concebido para enfrentar os desafios específicos da maquinação de peças de alumínio fundido. Graças ao acionamento direto de que dispõe, o equipamento acelera para 20.000 rpm em apenas 1,5 segundos, proporcionando a fiabilidade de um HSKA63 com a vantagem de desempenho tipicamente associada às soluções de fuso cónico BT 30.

A velocidade do fuso da versão a40 SE representa uma melhoria significativa em relação ao antigo a40, de 12.000 rpm. Graças a uma velocidade de sincronização de roscagem rígida de 6.000 rpm, o a40SE completa rapidamente as operações de roscagem mais comuns. A rápida aceleração e desaceleração do fuso reduz os tempos de roscagem por orifício em 0,5 a 0,7 segundos em comparação com as típicas soluções HMC de 400 mm. Testes demonstraram que o a40 SE pode oferecer uma redução de 45% no tempo total de roscagem em comparação com outras máquinas no mercado, reduzindo significativamente os custos globais por peça.

Trocador automático de ferramentas ATC60: ideal para operações automatizadas

O trocador ATC do modelo a40 SE apresenta um desenho de anel de aço compacto para armazenar até 60 ferramentas (em comparação com 40 no antigo a40). Este desenho robusto tem um historial comprovado de implementação nos centros de maquinação da série ‘a’ da Makino. A indexação rápida assegura que a ferramenta seguinte se desloca rapidamente para a estação de espera, com um tempo de configuração da ferramenta que varia entre 2,9 segundos (mínimo) a 4,8 segundos (máximo). O Inertia Active Control acede automaticamente ao peso total da ferramenta e otimiza ainda mais a aceleração do anel para minimizar os tempos de pesquisa de ferramentas.

Vista do interior do centro de maquinação a40 SE

Vista do interior do centro de maquinação a40 SE.

Sistema de gestão de aparas e do líquido refrigerante

Há muito que as máquinas Makino são reconhecidas pelos seus sistemas de gestão térmica altamente eficientes. O modelo a40 SE também inclui um sistema de refrigeração e gestão de aparas. O interior da carenagem é construído inteiramente de painéis verticais e inclinados. Bocais dedicados de lavagem de paredes interiores para painéis verticais e jatos de lavagem de de superfícies inclinadas asseguram uma remoção eficiente de limalhas e uma eficaz operação de autolimpeza. O canal central foi concebido de forma a que todas as limalhas e o líquido de arrefecimento sejam dirigidos para o canal, onde o elevado volume de líquido de arrefecimento move as limalhas para o transportador. Para reduzir a possibilidade de fugas, os painéis interiores são feitos de uma única peça de chapa dobrada em vez de uma construção de várias peças unidas por soldadura e calafetagem.

Concebido especificamente para operações de fundição, este sistema de refrigeração e de evacuação de aparas também dispõe de filtração por hidrociclone para assegurar um refrigerante ultra-limpo. O hidrociclone enche um tanque com líquido de refrigeração filtrado a 20 μm e fornece-o às bombas para a limpeza do fuso e do cone. A filtração hidrociclónica do sistema de refrigeração reduz drasticamente o lodo tão comum nas aplicações de alumínio e, por conseguinte, prolonga os intervalos de limpeza na manutenção preventiva do reservatório.

Totalmente equipado para automatização

O centro a40 SE inclui tudo o que é necessário para a implementação num ambiente de produção automatizado: trocador de paletes, sistema hidráulico de pressão contínua (CPH), ligações hidráulicas em linha (8+8 portas), interface com robô e portas automáticas.

REVISTAS

Walter Tools Ibérica, S.A.U.Exponor - Feira Internacional do PortonorelemSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial