Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Universal Robots junta especialistas da soldadura online

08/06/2022

A indústria transformadora encontra-se em franco crescimento em Portugal, com fevereiro de 2022 a registar um aumento de 25,6% face ao mês anterior. Para apoiar o desenvolvimento do setor, a Universal Robos organizou um evento onde os profissionais tiveram oportunidade de conhecer como a robótica colaborativa pode se uma vantagem para a área da soldadura.

Imagen

No ano de 2020, estavam registadas quase 70 mil empresas da indústria transformadora [1], uma das áreas mais proeminentes do setor industrial português. Prova disso, são os dados que dão conta de um crescimento de mais de 25 pontos percentuais na sua produção no mês de fevereiro e quando comparado com o mês anterior. Cerca de 34% desta produção direcionada ao consumo interno demonstra a sua importância para o tecido empresarial nacional [2].

A necessidade do setor da metalurgia para a garantia de qualidade dos seus produtos encontra-se, no mundo atual, num momento de extrema sensibilidade: um produto sem qualidade é, em muitas circunstâncias, sinónimo de perda de clientes.

A tecnologia da soldadura é, ainda, um ponto de maior preocupação, não apenas por representar um momento crucial na preparação de peças e produtos, mas também por poder representar um maior desperdício de matéria-prima e/ou tempo de execução para a indústria.

A capacidade de manter um segmento de qualidade transversal aos produtos, diminuindo o risco de erro humano e desperdício de material, ao mesmo tempo que se garante um produto de qualidade em tempo record é uma das principais preocupações dos profissionais e industriais de todos os sectores.

Neste sentido, a integração da robótica colaborativa tornou-se, nos últimos anos, uma ferramenta com maior mais-valia para a indústria, mas compreender como se processa a sua implementação, retorno de investimento e, até, aplicações, continuam a ser algumas das dúvidas que vão surgindo.

Com o intuito de reforçar a indústria, a Universal Robots, especialista mundial na produção de robôs colaborativos, reuniu profissionais da área da soldadura e metalurgia para uma sessão de demonstração de cobots aplicados ao setor.

Com o apoio do seu distribuidor Eletrex, a UR utilizou a sua plataforma de webinars e apresentou as soluções de robótica e automatização disponíveis no mercado para o sector da soldadura, acessíveis a todas as empresas, grandes ou pequenas.

Ao longo de cerca de uma hora de sessão, foi ainda possível compreender a facilidade de implementação da robótica colaborativa nos diferentes pontos da indústria, a possibilidade de um mesmo cobot realizar diferentes tarefas e, também, como esta automatização liberta o trabalho do funcionário para outras tarefas.

Sob o compromisso da Universal Robots de levar a automatização a todas as indústrias, o webinar: soldadura com cobots permitiu aos participantes verem um processo de soldadura executado com robots colaborativos, sendo possível observar não apenas a sua facilidade de utilização, com também a sua precisão e qualidade de trabalho, aliadas à rapidez de execução.

Este foi mais um dos encontros digitais organizados regularmente pela Universal Robots para oferecer aos interessados um primeiro contacto com a utilização da robótica colaborativa, não apenas na área da soldadura, mas para toda a indústria de um modo geral.

A gravação do webinar está disponível para visualização aqui.

[1] https://www.pordata.pt/Portugal/Empresas+total+e+por+sector+de+actividade+econ%c3%b3mica-2856-246170

[2] https://cip.org.pt/wp-content/uploads/2022/05/Envolvente-Empresarial-SintesedeConjuntura_Abr2022.pdf

REVISTAS

norelemWalter Tools Ibérica, S.A.U.Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial