Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Resíduos de construção e demolição: Da redução para a reciclagem em circuito fechado e aberto

06/06/2022

A indústria da construção gera quantidades primordiais de resíduos. Embora as taxas de reciclagem de resíduos de construção e demolição (CDW – construction and demolition waste) variem em todo o mundo, em todas as regiões, a maioria dos materiais recuperados é reduzida em materiais de baixa qualidade ou enviada ao aterro. À medida que a procura por matérias-primas está a crescee e aumenta a escassez de recursos naturais, as instalações avançadas de recuperação de resíduos e as plantas de reciclagem estão tornanar-se o foco da atenção.

A Stadler, um fornecedor líder de plantas de classificação para a indústria de reciclagem, está a verificar um aumento na procura de plantas de classificação de resíduos capazes de produzir materiais de alta qualidade que podem ser reciclados para substituir parcialmente os recursos naturais brutos no ciclo de produção de materiais de construção.

Resíduos de construção e demolição: CDW – construction and demolition waste

Resíduos de construção e demolição: CDW – construction and demolition waste.

A indústria da construção é de longe a maior geradora de resíduos da União Europeia – cerca de 870 milhões de toneladas em 2017 – o que representa 30% a 40% da geração total de resíduos nos países industrializados. Apesar dos altos volumes de CDW gerados, as suas taxas de reciclagem variam enormemente em diferentes países em todo o mundo: enquanto países como Holanda, Irlanda e Hungria relataram taxas de recuperação de 99% a 100% em 2017-2018, os números para outras nações variou de 0% a 69%. Em todos os casos, a maioria dos materiais recuperados são reciclados – usados principalmente para construção de estradas, fundações de edifícios ou enviados para aterros. Isto significa que os materiais recuperados não substituem ou reduzem significativamente o uso de matérias-primas no processo produtivo, dificultando uma economia circular efetiva.

A indústria da construção é a maior geradora de resíduos da União Europeia – cerca de 870 milhões de toneladas em 2017 – o que representa 30% a 40%...

A indústria da construção é a maior geradora de resíduos da União Europeia – cerca de 870 milhões de toneladas em 2017 – o que representa 30% a 40% da geração total de resíduos nos países industrializados.

CDW: um alto potencial de reciclagem

“Isto representa um enorme potencial inexplorado”, diz o Dr. Juan Carlos Hernández Parrodi, Gestor Sénior de Projeto, Pesquisa e Desenvolvimento da Stadler. “Normalmente, o CDW é composto de betão, madeira, metais, vidro, entulho de alvenaria, pedras, solo, areia, gesso, gesso cartonado, asfalto, plástico, isolamento, papel, papelão e componentes de construção recuperados. Há muito pouco que não pode ser reciclado – o potencial de reciclagem destes resíduos pode ser superior a 90%.”

Juan Carlos Hernández Parrodi, Gestor Sénior de Projeto, Pesquisa e Desenvolvimento da Stadler
Juan Carlos Hernández Parrodi, Gestor Sénior de Projeto, Pesquisa e Desenvolvimento da Stadler.

Os materiais recuperados do CDW podem ser reciclados numa variedade de aplicações. Por exemplo, hoje menos de 5% dos agregados recuperados são usados na produção de betão novo. No entanto, os agregados recuperados são considerados adequados para a substituição de 10% a 20% de agregados virgens para muitas aplicações de betão, que vão desde o assentamento de tubos até a construção de betão e blocos. “De facto, alguns estudos anteriores apontaram que, se processados adequadamente para remover humidade e impurezas, os agregados recuperados podem até ter vantagens sobre as matérias-primas em alguns casos, como maior resistência à compressão e maior gama de aplicações na indústria da construção, ” explica Hernández Parrodi.

A procura por plantas de recuperação avançadas deve aumentar rapidamente

A gestão eficaz dos CDW está a tornar-se uma questão cada vez mais urgente. À medida que os recursos naturais se esgotam e a procura da indústria da construção continua a crescer, reciclar CDW para substituir matérias-primas está tornar-se uma necessidade: “Mesmo se reciclássemos 100% do CDW gerado, não conseguiríamos atender à procura atual de materiais de construção”, diz Hernández Parrodi.

A consciencialização entre governos, organizações ambientais, instituições educacionais e o público em geral está a crescer. A implementação gradual de portarias e diretivas na UE e em todo o mundo está a desviar quantidades cada vez mais significativas de CDW do aterro para fábricas de reciclagem e recuperação de materiais.

“Esta evolução está a acelerar”, diz Hernández Parrodi. “A legislação que regulamenta as quantidades de CDW que podem ser descartadas em aterro é cada vez mais restritiva e visa promover a recuperação de materiais secundários e a reciclagem. Ao mesmo tempo, novas regulamentações estão a estabelecer padrões elevados para materiais de construção reciclados, incentivando a mudança do downcycling para a reciclagem e o upcycling. Todos estes fatores estão a impulsionar um rápido crescimento na procura por inovação tecnológica e instalações capazes de recuperar materiais de alta qualidade do CDW.”

O desenvolvimento da indústria de reciclagem de CDW: rumo a uma economia circular

A triagem eficaz de CDW é fundamental para alcançar os altos níveis de qualidade necessários para reciclagem e upcycling bem-sucedidos numa ampla gama de aplicações de construção. A composição deste tipo de resíduos e os requisitos para as frações de produção visadas variam significativamente de país para país e, por vezes, até a nível regional. “Assim como outros fluxos de resíduos, como resíduos sólidos urbanos ou resíduos de embalagens, não existe uma receita padrão para o processamento de CDW”, explica Hernández Parrodi.

Trommel screen da Stadler, na fábrica da Remeo
Trommel screen da Stadler, na fábrica da Remeo.

A Stadler é capaz de trazer a sua vasta experiência no projeto de plantas de triagem avançadas para o setor de construção, desenvolvendo soluções à medida para atender a situações individuais: “A consideração de todos os fatores específicos, juntamente como nosso know-how, permite-nos fornecer soluções eficazes, instalações de triagem eficientes e de alta qualidade. Como nós mesmos produzimos e montamos a maioria dos nossos equipamentos, podemos ser muito ágeis no planeamento, desenvolvimento e execução de projetos. Além disso, empregamos os mais recentes equipamentos de classificação disponíveis no mercado, como sistemas de classificação baseados em sensores e robóticos.”

Os processos de triagem de CDW têm de ser flexíveis, robustos e capazes de lidar com altos rendimentos com flutuações consideráveis. As máquinas da Stadler encaixam-se perfeitamente no projeto. Eles são concebidos para processar grandes quantidades de misturas de diversos materiais em condições muito desafiadoras, como presença de areias e humidade, além de objetos pesados e volumosos. Por exemplo, o separador balístico Stadler STT6000, o rasto transportador de corrente e a peneira trommel são máquinas para serviços pesados que podem suportar o desgaste associado ao processamento e reciclagem de CDW, ao mesmo tempo que oferecem uma classificação eficaz e eficiente - e têm uma longa vida útil.

Separador balístico da Stadler, na fábrica Remeo
Separador balístico da Stadler, na fábrica Remeo.

A Stadler aplicou com sucesso o seu know-how de triagem de resíduos em vários projetos de CDW – os mais recentes para Sogetri na Suíça e Remeo Oy na Finlândia. Esta última é uma instalação pioneira que combina uma planta de CDW capaz de processar 30 t/h e uma planta de C&I com capacidade de 15 t/h, com tecnologia de Inteligência Artificial (IA) de última geração do parceiro ZenRobotics, processos de alto nível de automação. Mauri Lielahti, Diretor de Negócios, Processamento da Remeo ficou impressionado com a abordagem personalizada da Stadler para o projeto e o engenho aplicado: “Apreciamos a capacidade da Stadler de ser inovadora, a sua vontade de encontrar novas soluções e o facto de estarem sempre disponíveis para ouvir as necessidades do cliente.”

Agregados de construção recuperados
Agregados de construção recuperados.
As plantas de triagem da Stadler permitem a separação de CDW em diferentes frações, que podem ter uma ampla gama de aplicações. Eles podem substituir matérias-primas de construção, como areia, cascalho, metal, madeira e muito mais. O betão recuperado pode ser usado para produzir betão reciclado. As frações recuperadas do CDW também podem ser utilizadas para inovar e produzir novos materiais, como polímeros inorgânicos e vitrocerâmicas. “Isto significa que com a recuperação não só é possível fechar o ciclo de vida dos materiais e avançar para uma economia circular”, conclui Hernández Parrodi, “mas também permite o upcycling, consequentemente expandindo as aplicações e aumentando o valor agregado dos materiais recuperados”.

REVISTAS

Siga-nosWalter Tools Ibérica, S.A.U.norelem

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial