Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Schneider Electric e Universidade de Birmingham Dubai constroem Data Center “verde”

Redação Induglobal30/12/2021

O Data Center vai apoiar alunos e professores com tecnologia baseada na Cloud que otimiza a utilização de energia, promove a cibersegurança e oferece opções de gestão remota à equipa operacional da Instituição.

Imagen

A Schneider Electric acaba de anunciar a construção de um Data Center no novo campus da Universidade de Birmingham Dubai. Os estudantes e o corpo docente vão beneficiar de um dos mais avançados Data Centers dos Emirados Árabes Unidos – uma instalação de alto desempenho e alta eficiência energética que reflete as ambições de sustentabilidade da Universidade.

O Data Center, que proporcionará poupanças de energia de até 15% enquanto opera com o máximo desempenho, está a ser construído com base em tecnologias da Schneider Electric, sendo implementado pela empresa integradora de sistemas CDW. Foi desenhado para ser o mais eficiente possível em termos de energia, e inclui recursos como a gestão remota e o benchmarking de desempenho em comparação a milhares de outros Data Centers em todo o mundo. Conectado ao campus da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, o Data Center permitirá trocas rápidas de dados entre os dois locais.

As novas instalações da Universidade de Birmingham Dubai foram projetadas como um 'Smart Campus', com tecnologias que permitem o ensino e aprendizagem inovadores e multidisciplinares. Os estudantes e o corpo académico vão dispor de WiFi6, a próxima geração da conectividade sem fios, que apoiará a aprendizagem em todo o campus e entre os EAU e o Reino Unido.

A tecnologia facultada pela Schneider Electric abrange hardware e software e inclui unidades de distribuição de energia Easy Metered Rack (Rack PDU) para uma monitorização remota e em tempo real da utilização de energia, e para a gestão de energia em cargas conectadas. Os dispositivos de fonte de alimentação ininterrupta garantem o abastecimento de energia de reserva em caso de falhas de eletricidade repentinas, e os encaixes Easy Rack simplificam o design e a manutenção do Data Center.

Para além disso, o software EcoStruxure IT da Schneider Electric oferece um conjunto de recursos para melhorar as operações do Data Center – cuja equipa será capaz de monitorizar, gerir e otimizar a utilização de energia em servidores, equipamentos de refrigeração e equipamentos elétricos, tanto no local como remotamente. A cibersegurança integrada reduzirá o risco de ocorrência de falhas de segurança, fazendo avaliações da vulnerabilidade de todos os dispositivos no Data Center.

Graças à análitica baseada na Cloud do EcoStruxure IT, os dados da infraestrutura do Data Center poderão ser comparados, de forma anónima, com os de milhares de outros Data Centers, ajudando as equipas operacionais a compreender melhor o que podem fazer para melhorar o desempenho, a eficiência e a saúde dos equipamentos.

Imagen

“O nosso novo edifício foi projetado como um ‘Smart Campus’ – incorporando tecnologia flexível e de ponta que possibilita um ensino e aprendizagem inovadores e multidisciplinares O nosso objetivo é oferecer um ambiente educativo poderoso e flexível no Dubai, que os alunos e colaboradores da Universidade possam apreciar”, afirma David Sadler, Professor e Reitor da Universidade de Birmingham Dubai.

“Ao oferecermos uma experiência educativa sem igual no Dubai, queríamos criar um Data Center preparado para o futuro – apoiando, assim, o nosso objetivo de construir um campus com tecnologia inteligente e eficiência energética. O desempenho, a eficiência e a sustentabilidade deste Data Center vão criar a plataforma sobre a qual construiremos os nossos sistemas de TI. Graças à colaboração com a CDW e a Schneider Electric, a nossa equipa, alunos e corpo docente podem tirar partido de uma excelente plataforma de tecnologia que melhorará a sua experiência no campus”, adianta o responsável.

Empresas ou entidades relacionadas

Schneider Electric

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial