Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Schaeffler vai comprar aço verde à startup sueca H2greensteel

21/12/2021

O fornecedor dos setores automóvel e industrial Schaeffler firmou um acordo com a startup sueca H2greensteel para a compra anual de 100.000 toneladas de aço praticamente isento de CO2 produzido utilizando hidrogénio. O contrato entrará em vigor a partir de 2025.

A Schaeffler produzirá 100.000 toneladas deste aço, que é produzido praticamente sem CO2 mediante a utilização de hidrogénio, a partir de 2025...
A Schaeffler produzirá 100.000 toneladas deste aço, que é produzido praticamente sem CO2 mediante a utilização de hidrogénio, a partir de 2025. Imagem: Schaeffler.

Deste modo, a Schaeffler converte-se no primeiro fornecedor topo de gama do mundo a tornar-se cliente desta inovadora startup. É um contrato a longo prazo e inclui a entrega de bandas de aço. O aço produzido na Suécia não precisa de combustíveis fósseis e reduz as emissões anuais de CO2 da Schaeffler em até 200.000 toneladas. O acordo é um primeiro e importante passo para que a cadeira de fornecimento da Schaeffler seja neutra em carbono até 2040. “A compra de aço é de grande importância estratégica para a Schaeffler”, disse Andreas Schick, Chief Operating Officer da Schaeffler AG. “Processamos uma quantidade significativa de aço e consideramos que se trata de uma oportunidade crucial para fomentar a descarbonização. Atualmente a Schaeffler já confia cada vez mais em processos de produção de aço de baixo CO2 entre os seus fornecedores. Um elemento essencial reside também na aplicação da economia circular, que queremos implementar de forma consistente.”

A H2greensteel (H2GS) foi fundada em 2020 e propõe-se produzir anualmente cinco milhões de toneladas de aço praticamente neutro em CO2 desde a Suécia até 2030. “Estamos muito entusiasmados por ter encontrado um parceiro global e experiente como a Schaeffler para nos apoiar no nosso objetivo de descarbonizar o setor do aço e com quem podemos trabalhar para tornar o mundo um lugar mais sustentável no futuro”, disse Henrik Henriksson, CEO da H2GS.

Como projeto de arranque, a empresa está a planear uma nova fábrica de aço com produção digital e em rede que irá fabricar “aço verde” nas cidades de Boden e Luleå. Foram aí construídas as primeiras siderurgias na Europa há cerca de 40 anos, em conjunto com instalações de produção dedicadas exclusivamente à geração de hidrogénio. A produção de aço verde requer uma grande quantidade de energia, que deve ser proveniente de fontes sustentáveis.

As condições no norte da Suécia são excelentes para tal. A H2GS consegue fabricar aço sem dióxido de carbono através da aplicação do método de redução direta, pelo qual se utiliza hidrogénio produzido a partir de energias renováveis em vez da queimar carvão, processo que permite reduzir em 95% as emissões de CO2 derivadas dos métodos anteriores. O fundador e principal acionista da H2GS é Vargas Holding, cofundador e principal acionista do fabricante sueco de células de bateria Northvolt.

Klaus Rosenfeld, Chief Executive Officer de Schaeffler AG, disse: “O uso de hidrogénio verde para a redução direta do minério de ferro é um componente vital para o aço seja limpo e sustentável no futuro. O hidrogénio é uma tecnologia essencial, assim como uma área de crescimento para a Schaeffler. Neste contexto, a colaboração com a H2greensteel é um passo essencial para que avancemos na questão da sustentabilidade”.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    27/03/2024

  • Newsletter InterMetal

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial