Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Robôs: os novos criadores de postos de trabalho

Roboplan03/11/2021
Por vezes mal interpretados pela sociedade, os robôs são responsáveis pela execução de tarefas altamente repetitivas, fisicamente exigentes e realizadas em ambientes adversos, sujos e muitas vezes perigosos.
Imagen

Ocupando o lugar dos operadores ou colaborando lado a lado com eles, os robôs são hoje verdadeiros criadores e impulsionadores de emprego.

Graças ao desenvolvimento tecnológico constante, os robôs cada vez mais se tornam peças fundamentais em ambientes produtivos, tornam-se ferramentas mais acessíveis, adaptáveis e fáceis de operar, estimulando desse modo uma maior utilização da automação e da robótica, especialmente nas pequenas e médias empresas.

Intrinsecamente ligada ao aumento do uso de robôs em processos produtivos está a nova realidade da realocação de operadores noutras tarefas geradoras de valor acrescentado para as organizações, bem como a criação de novos postos de trabalho para os atuais operadores ou para recém-contratados, como sejam:

  • Programador: Esta posição pode ser exclusivamente dedicada à programação de novos trabalhos a executar pelos robôs. Normalmente envolve o uso de simulação offline e software de programação como o MotoSim, dando ao programador a capacidade de criar, testar e ajustar os programas dos robôs ou trabalho a partir de um computador antes de ser implementado em contexto de chão de fábrica;
  • Operador de Robot/Célula: Os robôs auxiliam a força de trabalho de várias maneiras, aliviando os operadores da rotina diária de realizar tarefas exigentes, sujas e perigosas. A realocação de trabalhadores para tarefas como carregamento e descarregamento de peças ou verificação da sua qualidade permite garantir que a operação realizada está de acordo com os parâmetros definidos. Estes operadores também poderão ser úteis nos casos das emergências, como sejam por exemplo, as paragens dos robôs, das linhas de alimentação, dos processos de carga ou descarga, entre outros que possam decorrer nos vários contextos fabris em que estes se enquadram;
  • Técnico de Robótica: Empresas que possuem muitos robôs podem optar por ter um técnico especializado que pode construir, conectar e testar sistemas robotizados de modo a garantir que as operações são executadas de acordo com o previsto, minimizando assim a necessidade de subcontratação de serviços externos.
Imagen
  • Gestor de Células Robotizadas: Este trabalho envolve um colaborador dedicado e totalmente responsável pelas operações robotizadas existentes no chão de fábrica, garantindo a sua operacionalidade, assim como a sua boa utilização e manutenção. Inclui responsabilidades pela implementação, manutenção, programação e formação dos operadores cujas tarefas em algum momento envolvam robôs ou células robotizadas. Este tipo de colaborador poderá também ter responsabilidades sobre a avaliação dos processos instalados e a sua potencial automação, perspetivando assim incrementos na sua eficiência, bem como a direta obtenção de melhores resultados operacionais;
  • Engenheiro de Ferramentas: A ampla adaptação da automação pode exigir um colaborador que se foque no projeto e na fabricação de ferramentas dedicadas. Embora esse tipo de ferramenta tenda a ter custos iniciais mais altos, pode ser mais viável financeiramente a longo prazo, contando com um recurso humano com nível de formação académica elevado que pode ajudar a supervisionar toda a fase de projeto;
  • Engenheiro de Controlo: Corresponde a um colaborador com especial capacidade analítica, dedicado a garantir que os outputs de cada processo de fabrico sejam obtidos do modo mais eficiente possível. Essa função é ideal para ambientes que introduziram uma grande quantidade de automação e onde todas as máquinas precisam de comunicar entre si;
  • Outros Cargos: Embora a lista de empregos criados possa continuar indefinida, vários outros cargos podem vir a ser resultado da utilização de robôs, isto é, podem vir a ser criadas novas oportunidades em áreas fundamentais ao bom funcionamento das organizações, como sejam a logística, as compras ou as vendas.

Considerando o aumento constante do número de robôs industriais instalados em unidades fabris, transversalmente aos diversos sectores de atividade, atingindo cerca de 3 milhões de unidades em todo o mundo no ano de 2020 (dados da IFR), o impulso para a automatização e a imergência de novas tecnologias, é expectável que estas profissões sejam cultivadas e outras novas possam vir a ser definidas.

Neste sentido, a robótica e a automação de processos têm demonstrado que são promotoras de postos de trabalho, criando postos que agregam e representam maior valor acrescentado às organizações.

Se pretende avaliar as soluções robotizadas disponibilizadas pela Yaskawa ou se deseja avaliar processos que possam ser automatizados, contacte a Roboplan através do e-mail info@roboplan.pt.

REVISTAS

Siga-nosWalter Tools Ibérica, S.A.U.norelemExponor - Feira Internacional do Porto

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial