Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

O papel da soldadura robotizada no aumento da produtividade

Roboplan28/09/2021
A crescente procura por novos produtos está a tornar o mercado global cada vez mais competitivo, num cenário industrial de recuperação pós-pandemia. Em processos de fabrico que exijam soldadura, as soluções robotizadas, standard ou feitas à medida, permitem acelerar a produção e aumentar a rentabilidade dos fabricantes.
Imagen

A pressão exercida sobre o mercado nos últimos meses, combinada com os elevados preços dos materiais, a escassez de matéria-prima, as debilidades das cadeias de distribuição e a contínua crise de mão-de-obra, são alguns dos fatores que estão a levar as empresas a realinhar as suas estratégias e planos de vendas, avaliando se o investimento em novos equipamentos e tecnologias periféricas irá otimizar ou não as suas operações.

Implementar tecnologia de ponta, incluindo automação e robótica, para ‘fazer mais com menos’ revela-se cada vez mais determinante. Alinhar o fluxo de trabalho com a integração de robôs industriais ou mesmo colaborativos e tecnologias periféricas é uma das opções para ajudar a acelerar a produção.

O ‘boom’ da automação e robótica resulta da disponibilidade de soluções mais acessíveis, flexíveis e intuitivas. Procurando conduzir a tecnologia a novos patamares de evolução, a Yaskawa Motoman tem vindo a combinar ferramentas simples de usar e métodos de programação eficientes, criando cada vez mais grupos amplos de utilizadores para determinadas aplicações industriais.

Para além de uma ampla gama de robôs, a empresa oferece soluções standard dedicadas à área da soldadura, uma das áreas de especialização da Yaskawa, tendo a Roboplan como um dos seus parceiros.

Célula de Soldadura ArcWorld CS

Construída para otimizar a produção de peças de médio a grande porte, a ArcWorld é uma célula de soldadura standard com marcação CE. Na versão padrão, é composta por um robô industrial AR1440 de 6 eixos (pode ter robôs twin), um posicionador com duas estações, um controlador e fonte de alimentação, todos montados numa plataforma comum. Cada robô utiliza um controlador YRC1000/DX200 e uma fonte de alimentação de soldadura integrada que é montada numa base comum de fácil configuração. Preparada para integrar os mais avançados equipamentos de soldadura, a ArcWorld CS é uma solução rentável, preparada para lidar com várias referências de produto e que oferece uma área de trabalho prática, acessível e limpa para o robô e para o operador respetivamente.

Imagen

Células de Soldadura ArcWorld RS & HS

Tal como os modelos maiores da família ArcWorld, as ArcWorld RS e HS são células móveis, fáceis de instalar ideais para pré-montagem de peças antes destas serem soldadas numa célula maior. Equipada com um robô industrial GP7, a célula apresenta uma seleção de funções avançadas de programação que maximizam a qualidade da soldadura e aumentam a velocidade do robô.

Yaskawa Weld4Me

Esta estação robótica móvel, é equipada com um robô colaborativo HC10, um controlador compacto YRC1000 - com o respetivo equipamento de soldadura - e é ideal para complementar a soldadura MIG/MAG manual. De tamanho pequeno e fácil de mover com um simples porta-paletes manual, é capaz de oferecer uma qualidade de soldadura consistente sendo adequada a alguns processos de produção. Apresenta quatro modos de operação colaborativa, incluindo Power and Force Limiting (PFL) para permitir a operação com ou nas proximidades de trabalhadores humanos. Dependendo dos requisitos de produção, o HC10 pode alternar entre a velocidade colaborativa no modo PFL ou a velocidade total no modo industrial. Pode ainda operar sem medidas de proteção adicionais, dependendo da avaliação de risco e requisitos de processo. A sua classificação IP67 permite ainda a operação em ambientes de soldadura severos.

Imagen

AlmaCAM Weld

O AlmaCAM Weld é um software de programação offline para robôs de soldadura. Através de uma interface gráfica e de um ambiente virtual amigável, é possível programar um robô de forma mais rápida, utilizando condições de soldadura de qualidade. Esta solução é ideal para otimizar a taxa de utilização dos robôs.

Imagen
A otimização de um processo de soldadura passa, muitas vezes, por instalar soluções à medida das necessidades da empresa.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    27/03/2024

  • Newsletter InterMetal

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial