Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
Controlo automático de 100 lasers através da nuvem

Cientistas da Universidade RWTH de Aachen criam centro de dados para controlar processos industriais

28/07/2021

No Cluster de Excelência ‘Internet of Production’ (IoP), 200 cientistas da Universidade RWTH de Aachen, em colaboração com o Fraunhofer ILT, criaram um centro de dados para controlar e monitorizar os processos industriais. O conceito baseia-se num projeto de controlo de sistemas laser desenvolvido no Instituto Fraunhofer de Tecnologia Laser ILT e utiliza o software de código aberto Kubernetes. O sistema já está a funcionar no instituto há dois anos, e permite instalar software para controlo de lasers de forma automática e remota, em apenas alguns minutos.

A primeira fase de implementação do centro de dados foi iniciada pelo Cluster de Excelência ‘Internet of Production’ (IoP) em janeiro de 2019. O projeto terá a duração de sete anos.

A Kubernetes pode ser utilizada para controlar sistemas de produção livremente escaláveis. Foto: Dr. Martin Riedel / Internet of Production...
A Kubernetes pode ser utilizada para controlar sistemas de produção livremente escaláveis. Foto: Dr. Martin Riedel / Internet of Production.

A tarefa: configuração eficiente de sistemas laser complexos

Um laser de pulso ultracurto (USP) é um sistema complexo que pode cortar quase qualquer material com precisão micrómetrica. Numerosos sensores controlam a máquina e guiam o processo laser. O software que controla os componentes e lê os dados do sensor é, portanto, muito variado. Na produção industrial, muitos destes sistemas são frequentemente utilizados em paralelo, e não é raro ter 50 deles lado a lado. Desta forma, como pode o software ser instalado eficientemente e como pode ser controlado de forma centralizada?

No cluster de excelência 'Internet of Prodution', os cientistas estão a trabalhar, entre outras coisas...

No cluster de excelência 'Internet of Prodution', os cientistas estão a trabalhar, entre outras coisas, em sistemas de controlo baseados na nuvem para a produção do futuro. Foto: Dr. Martin Riedel / Internet de Produção.

A solução: começar do zero

Moritz Kröger, investigador associado na cadeira de Tecnologia Laser LLT da Universidade RWTH de Aachen, que conta com a parceria do Fraunhofer ILT, foi confrontado precisamente com esta questão: “Com os controladores lógicos programáveis de hoje em dia, é perfeitamente possível controlar um dispositivo, mas dificilmente uma dúzia ou mesmo 100 ao mesmo tempo”. Neste contexto - em que pode ser necessário controlar entre 50 e 100 lasers - não é expectável que os conceitos convencionais sejam suficientes para instalar novo software e avaliar os dados dos sensores em tempo real.

A solução? “Reprogramámos completamente o sistema de controlo da máquina”, relata Kröger. "Isto permitiu-nos instalar software de código aberto, o que nos dá mais compatibilidade e opções de desenvolvimento para os sistemas distribuídos. Desta forma, o instituto é capaz de controlar e optimizar operações de processamento a laser que devem ter em conta, por exemplo, dados dos controlos de scanner, dados de sensores de diferentes fontes e dados de análise durante o processo em curso. O projecto teve início em 2018, e o sistema de controlo está a funcionar de forma estável na fase beta no Fraunhofer ILT.

No núcleo do centro de dados está o Kubernetes, um software de código aberto que pode instalar, escalar e manter automaticamente programas de aplicação em sistemas informáticos distribuídos. O Kubernetes foi originalmente concebido pela Google e suporta todas as principais plataformas de nuvem, tais como Microsoft Azure, IBM Cloud, Red Hat OpenShift, Amazon EKS, Google Kubernetes Engine e Oracle OCI.

O software Kubernetes é utilizado, por exemplo, para controlar sistemas laser de impulso ultracurto...

O software Kubernetes é utilizado, por exemplo, para controlar sistemas laser de impulso ultracurto. Os cientistas estão atualmente a investigar a avaliação automática dos dados de medição. Foto: Fraunhofer ILT, Aachen, Alemanha.

Computação distribuída para a fabricação automática do futuro.

O potencial deste projeto foi reconhecido pela Universidade RWTH, de Aachen. Já em 2019, o conceito foi adoptado pelo Fraunhofer ILT para um centro de dados instalado na universidade. No Cluster de Excelência 'Internet of Prodution', os engenheiros estão a trabalhar na digitalização da tecnologia de fabricação. Os seus objetivos são aumentar e simplificar a colaboração entre domínios, bem como reunir com segurança todos os dados relevantes de muitas fontes diferentes em tempo real, tudo no contexto de sistemas ciberfísicos e da Quarta Revolução Industrial.

Participam no projeto mais de 35 entidades académicas e não académicas, bem como os três Institutos Fraunhofer FIT, ILT e IPT e cerca de 50 empresas e associações da indústria automóvel e aeroespacial, da engenharia mecânica e de instalações, bem como do setor de software.

Tanto no Centro de Dados da Universidade RWTH de Aachen como no Fraunhofer ILT, os sistemas estão em plena utilização e contínuo desenvolvimento. A distribuição automatizada de software e a análise de aplicações nos sistemas laser USP funcionam de forma fiável. “Em cinco minutos, podemos implementar a ligação de software e hardware para um novo laser, incluindo a integração no ambiente baseado na nuvem”, explica Moritz Kröger. Atualmente, está em investigação a avaliação automática dos dados de medição. O objetivo é combinar os dados de tantos sistemas quanto possível e prepará-los graficamente para os utilizadores. No futuro, o processo deverá ser optimizado com recurso à inteligência artificial.

REVISTAS

Walter Tools Ibérica, S.A.U.norelemSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial