Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
O material flexível do alojamento garante que o pino esférico está firmemente alojado e evita que a sujidade entre no casquilho

Maior durabilidade em pontos oscilantes: novo tirante elástico com articulações duplas da igus

14/04/2021
As articulações angulares estão expostas a diversos tipos de cargas, como vibrações permanentes, cargas nas extremidades e elevadas forças de tração e compressão. Os requisitos impostos aos componentes são especialmente elevados. Com o tirante com articulações angulares duplas igubal GPZM, o especialista de motion plastics apresenta agora uma articulação dupla que não é apenas isenta de lubrificação e manutenção, mas também 20 por cento mais flexível do que a solução convencional, graças a um novo material de alojamento. O pino esférico é alojado firmemente, previne a entrada de sujidade e aumenta a fiabilidade da aplicação em movimento.
A nova articulação angular GPZM não só é isenta de manutenção e lubrificação...
A nova articulação angular GPZM não só é isenta de manutenção e lubrificação, como também evita a penetração de sujidade ao utilizar um novo material flexível. (Fonte: igus GmbH)

Atualmente, as chumaceiras esféricas em polímeros tribologicamente otimizados, já são utilizadas em várias indústrias, entre as quais a indústria agrícola, assim como em diferentes fabricantes de máquinas e equipamentos. Só na indústria automóvel, a variedade de áreas de aplicação é extremamente ampla: desde ligações de sensor, atuadores, válvulas oscilantes, pontos móveis no sistema de turbocompressores - quase qualquer aplicação do tirante com articulação angular dupla metálica pode também ser implementada com a versão em tribopolímero. O baixo peso, a utilização a temperaturas até 300 graus Celsius, a resistência à corrosão e a longa duração de vida falam por si, tal como os custos 40 por cento mais baixos que obtém ao utilizar articulações angulares duplas igubal. São isentos de manutenção devido aos lubrificantes sólidos incorporados, o que torna a lubrificação externa desnecessária. Isto também se aplica ao novo tirante com articulação dupla GPZM, que a igus apresenta atualmente como parte das suas novidades de outono.

Novo material torna a articulação mais elástica

A articulação dupla é extremamente flexível e, ao mesmo tempo, resistente. Os testes, realizados no laboratório da igus de 3800 metros quadrados, mostraram uma elasticidade 25% superior do material RN283 em comparação ao material padrão igumid G. O material do alojamento garante que o pino esférico fica firmemente alojado durante o movimento de forma a impedir a entrada de poeira e sujidade. Durante o teste, foi injetado pó liquefeito; concluiu-se que esta contaminação não tem influência negativa no funcionamento devido à utilização de material elástico. A resistência ao desgaste dos pinos esféricos de metal também foi testada no nosso próprio laboratório. O resultado convenceu os designers da igus: com um coeficiente de desgaste 20 vezes melhor do que a poliamida, o novo material TPU prevaleceu ao garantir uma fiabilidade significativamente maior durante o movimento.

REVISTAS

Walter Tools Ibérica, S.A.U.norelemSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial