Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Ataques cibernéticos a fábricas inteligentes podem interromper a produção durante dias

14/04/2021
A multinacional japonesa Trend Micro, especialista em cibersegurança, revelou que a maioria das fábricas inteligentes já sofreu ataques cibernéticos e tem dificuldade em implantar a tecnologia necessária para gerir eficazmente este risco.

Um estudo encomendado pela Trend Micro encomendou a Vanson Bourne (baseado em inquéritos online a 500 profissionais de TI e OT nos EUA, Alemanha e Japão) revelou que mais de três quintos (61%) dos fabricantes sofreram incidentes cibernéticos, tendo a maioria (75%) deles sofrido interrupções do processo de fabrico como resultado. Mais de dois quintos (43%) disseram que as interrupções duraram mais de quatro dias.

Estas e outras conclusões podem ser encontradas no relatório 'The State of Industrial Cybersecurity: Convergence of IT and OT with People, Process and Technology'.

De acordo com o estudo da Trend Micro...
De acordo com o estudo da Trend Micro, as organizações com um elevado grau de colaboração TI-OT são mais suscetíveis de implementar medidas de cibersegurança.

“Em todo o mundo, as fábricas estão a duplicar a transformação digital para melhorar o processo produtivo. A falta de consciência da segurança informática e OT cibernética cria desequilíbrio entre pessoas, processos e tecnologia, e dá aos hackers a oportunidade de atacar”, explica Akihiko Omikawa, vice-presidente executivo de segurança da IoT na Trend Micro. “Por isso, a Trend Micro integrou as TI e a inteligência OT e oferece ao mercado uma solução abrangente desde o chão de fábrica até ao escritório. Estamos a ajudar a trazer visibilidade e controlo contínuos de volta aos proprietários de fábricas inteligentes”.

Os resultados dos inquéritos realizados mostraram que a tecnologia (78%) é encarada como o maior desafio de segurança, embora as pessoas (68%) e os processos (67%) também tenham sido citados como os grandes desafios. No entanto, menos de metade dos inquiridos disseram que estão a implementar medidas técnicas para melhorar a cibersegurança.

A visualização dos ativos (40%) e a segmentação (39%) foram as medidas de cibersegurança menos implementadas, indicando que são as mais desafiantes tecnicamente para as organizações. As empresas com um elevado grau de colaboração TI-OT tinham mais probabilidades de implementar medidas técnicas de segurança do que aquelas com menos coesão. Verificou-se uma diferença especialmente significativa entre as organizações com um elevado grau de colaboração TI-OT e aquelas com pouca ou nenhuma colaboração TI-OT na utilização de firewalls (66% vs. 47%), IPS (62% vs. 46%) e segmentação de rede (54% vs. 37%).

As normas e diretrizes foram citadas como o principal motor para melhorar a colaboração nos EUA (64%), Alemanha (58%) e Japão (57%). A mudança organizacional mais citada pelos fabricantes nos três países foi a nomeação de um diretor de segurança de fábrica (CSO).

Que medidas tomar?

A Trend Micro recomenda uma abordagem técnica em três etapas para assegurar a segurança das ‘fábricas inteligentes’:

  1. Prevenção através da redução dos riscos de intrusão em pontos de troca de dados, tais como a rede e a DMZ. Estes riscos podem ser dispositivos de armazenamento USB, computadores portáteis trazidos para uma fábrica por terceiros, e gateways IoT.
  2. Deteção de comportamentos anómalos na rede, tais como comunicação de Comando e Controlo (C&C) e falhas múltiplas de login. Quanto mais cedo isto for detetado, mais cedo os ataques poderão ser travados com um impacto mínimo para a organização.
  3. A persistência é crucial para proteger as ‘fábricas inteligentes’ de qualquer ameaça que tenha contornado as fases de prevenção e deteção. As soluções de segurança de rede TXOne da Trend Micro são concebidas especificamente para ambientes OT. Funcionam numa vasta gama de temperaturas e são fáceis de utilizar com um impacto mínimo no desempenho.
Todas as conclusões do estudo podem ser encontradas no relatório 'The State of Industrial Cybersecurity...
Todas as conclusões do estudo podem ser encontradas no relatório 'The State of Industrial Cybersecurity: Converging IT and OT with People, Process and Technology'.

REVISTAS

Walter Tools Ibérica, S.A.U.Siga-nosExponor - Feira Internacional do Portonorelem

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    24/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial