Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Tecnologia de flocos de zinco Geomet: a solução de vanguarda para proteger as peças da carroçaria

13/04/2021
À medida que a indústria automóvel vai avançando para soluções menos pesadas com o objetivo de reduzir a sua pegada de carbono, são necessários novos materiais e revestimentos para alcançar um desempenho superior com uma engenharia de produtos e processos mais sustentável. O revestimento de flocos de zinco Geomet é não eletrolítico e oferece uma excelente proteção galvânica, tornando-o numa excelente alternativa às soluções convencionais de camadas finas para proteger peças da carroçaria.
Os atuais engenheiros da área das carroçarias prestam mais atenção à proteção contra a corrosão, uma vez que durante a vida útil as peças da carroçaria são expostas a condições ambientais críticas, tais como sujidades, fragmentos de pedras e água em combinação com sal durante o inverno.

O processo padrão para peças da carroçaria consiste frequentemente na estampagem de chapas metálicas pré-galvanizadas, soldadura e revestimento eletroforético. Tendo a diminuição do peso como um fator-chave, especialmente no caso dos veículos elétricos, a mudança para aço de maior resistência à tração permite reduzir a espessura do metal. Além disso, existem várias questões fulcrais relativas à engenharia de processos e à proteção anticorrosiva das peças, como por exemplo:

  • A soldadura em aço pré-galvanizado cria questões fundamentais relativamente às porosidades da soldadura e à potencial fragilização do metal líquido
  • A soldadura em aço pré-galvanizado cria gases nocivos na fábrica e reduz a produtividade devido aos limites de velocidade de soldadura
  • Não é possível revestir adequadamente as áreas ocas com processos eletrolíticos e as extremidades são menos protegidas, existindo um risco de corrosão mais elevado na utilização
  • A sucata de aço pré-galvanizado é vendida a um preço significativamente mais baixo em comparação com a sucata de aço em bruto
  • O acréscimo de uma proteção plástica ou camada extra para áreas altamente expostas a fragmentos de pedras aumenta o custo total do produto

A tecnologia de flocos de zinco de base aquosa Geomet, do NOF Metal Coatings Group, é uma nova solução para peças da carroçaria que vai de encontro a todas as questões acima listadas, aumentando significativamente a proteção anticorrosiva com uma camada fina de 10 µm.

A superfície Geomet permite a marcação a laser diretamente na superfície revestida para evitar a rotulagem que requer uma operação extra e coloca o risco de qualidade devido a problemas na colagem (>1500h NSST após a marcação a laser).

Desta forma, a tecnologia Geomet aumenta a vida útil das peças de aço e reduz a complexidade no processo de fabricação.

Braço inferior da suspensão Geomet como parte do eixo dianteiro

Braço inferior da suspensão Geomet como parte do eixo dianteiro.

Tecnologia fiável e competitiva

Em termos de benefícios funcionais, um grande fabricante francês de OEM aprovou a aplicação da tecnologia Geomet num braço inferior da suspensão após extensos testes internos de corrosão, fadiga e condução. Os resultados de todos os testes superaram as expectativas e o teste resistência a fatores climáticos ao ar livre na atmosfera marinha como parte de um cenário da ‘vida real’ funciona há mais de 50 meses sem quaisquer sinais de corrosão.

Em estreita colaboração com um fabricante de peças de nível 1, este braço inferior da suspensão é fabricado perto de Saragoça, revestido numa linha de produção totalmente automatizada na Aragonesa de Tratamientos, e enviado posteriormente para o fabricante de automóveis para montagem final. Vários modelos de automóveis de diferentes marcas construídos na mesma plataforma estão equipados com esta peça.

Até hoje, este braço inferior da suspensão tem funcionado com sucesso no terreno durante quase dois anos de produção em série. Mais de 280.000 automóveis estarão na estrada com esta peça até ao final de 2020, com uma procura crescente para os próximos anos.

Com base nesta história de sucesso, outros OEM estão agora convencidos do valor acrescentado comprovado da tecnologia Geomet e o NOF Metal Coatings Group participa atualmente em várias atividades de ensaio com grandes fabricantes de automóveis para potenciais projetos industriais.

Rack com peças Geomet revestidas na empresa Aragonesa de Tratamientos, Saragoça, Espanha
Rack com peças Geomet revestidas na empresa Aragonesa de Tratamientos, Saragoça, Espanha.

REVISTAS

norelemSiga-nosWalter Tools Ibérica, S.A.U.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    10/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    03/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial