Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Tecnoplano investe no aumento das suas capacidades no setor industrial

Redação Induglobal01/03/2021

No ano de 2020, em que o objetivo foi sobreviver em mercados extremamente receosos, a Tecnoplano aproveitou para se antecipar à retoma, redefinindo o seu posicionamento pós-pandemia nos diversos setores e mercados onde opera.

Isso mesmo explica a empresa, em comunicado enviado às redações.

Pedro Matos de Pinho, Administrador Executivo da Tecnoplano

Pedro Matos de Pinho, Administrador Executivo da Tecnoplano.

Um dos pilares do Grupo e foco da presente intervenção foi a melhoria do leque de serviços para o setor industrial. O departamento de Estudos e Projetos da empresa tem vindo a desenvolver inúmeros contratos neste setor, quer a nível de projeto, Project Management ou Fiscalização. No entanto, a Tecnoplano acredita que este é o momento certo para autonomizar este setor, com a criação de um novo departamento independente e dedicado: o Departamento de Consultadoria e Projeto Industrial.

Pedro Matos de Pinho, Administrador Executivo da Tecnoplano, “este novo departamento, cuja localização está perto de zonas industriais de referência na cidade do Porto, é mais uma das nossas apostas estratégicas para reforçar a nossa presença junto do setor industrial e garantir a sua evolução. É, através da sua expansão e modernização, que queremos dar resposta ao novo contexto e aos desafios que acarreta, sendo esta motivada também pelo crescimento exponencial desta área nos últimos anos e do investimento que tem que ser feito neste momento para cumprir as metas sustentáveis”.

Foi feito um investimento significativo no final do ano passado na contratação de novos colaboradores em diversas especialidades de processos industriais, "bem como na capacitação dos mesmos com os mais avançados softwares de projeto industrial, vitais para uma resposta moderna aos atuais desafios", sublinha a empresa.

Este departamento torna-se, assim, autónomo e totalmente dedicado ao setor, liderado por Manuel Santos Ferreira, engenheiro mecânico com 35 anos de experiência na liderança de equipas de conceção e otimização de processos industriais.

Para dar resposta à crescente exigência imposta pelas metas da neutralidade carbónica, Santos Ferreira será apoiado pelos departamentos da Tecnoplano de Sistemas de Energia e Construções & Infraestruturas, liderados por Rui Padilha e Susana Oliveira, respetivamente.

Descabornização

No seguimento dos objetivos traçados na estratégia de longo prazo para a neutralidade carbónica da economia portuguesa em 2050, definiu-se para a indústria uma redução em emissões de aproximadamente 50% em 2030 e 70% em 2050. Estes objetivos são ambiciosos e só serão atingidos com uma forte modernização do parque industrial português.
O setor da indústria portuguesa é constituído por vasto leque de atividades e processos, incluindo setores como a indústria Oil & Gas (Refinarias Petroquímicas, armazenagem, terminais logísticos, distribuição, pipelines), indústria química, pasta e papel, produção de energia (Power Plants: centrais a biomassa ou gás natural, centrais de cogeração de energia, centrais de trigeração de energia), mineira, cimento, siderúrgica, vidro, cerâmica, farmacêutica, alimentar, automóvel (veículos e componentes), semi-condutores, entre outros.
As suas emissões derivam do consumo de combustíveis fósseis e, em alguns setores, de emissões dos processos químicos envolvidos. As emissões na indústria em 2015 representaram cerca de 19% das emissões nacionais, das quais 62% associadas à queima de combustíveis fósseis e 38% a emissões de processo.

Este é um setor particularmente regulado, na medida em que está abrangido pelo Comércio Europeu de Licenças de Emissão (CELE), o principal instrumento de descarbonização deste setor, que se aplica a 74% das emissões da indústria.

Perante os desafios e exigências do setor industrial, a Tecnoplano “garante uma experiência comprovada nas suas principais indústrias e desenvolve um largo espetro de atividades de consultoria, projeto, supervisão da construção e da montagem, através de uma equipa multidisciplinar, experiente e orientada pela inovação e necessidades do cliente”.

Saiba mais sobre o seu novo Departamento de Consultadoria e Projeto Industrial aqui.

REVISTAS

Walter Tools Ibérica, S.A.U.norelemSiga-nosExponor - Feira Internacional do Porto

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial