Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

H2 Green Steel: 5 milhões de toneladas de aço verde, investimentos de 2,5 milhões de euros e 10 mil empregos

Redação Induglobal26/02/2021

A iniciativa industrial, apoiada pela EIT InnoEnergy, vai construir a primeira fábrica de aço do mundo em larga escala e sem combustíveis fósseis em Boden - Luleå, no norte da Suécia, através da utilização de hidrogénio verde.

Imagen
'H2 Green Steel' é o nome da iniciativa que vai criar um novo produtor de aço verde, mobilizando cerca de 2,5 mil milhões de euros de investimento, e ainda criar 10.000 postos de trabalho diretos e indiretos.
A produção em larga escala começa em 2024 e prevê-se que a produção anual de 5 milhões de toneladas de aço de alta qualidade seja alcançada em 2030.

É também o primeiro projeto emblemático do Centro Europeu de Aceleração do Hidrogénio Verde (EGHAC), liderado pela EIT InnoEnergy com o apoio da Breakthrough Energy.

O EGHAC foi criado para servir de principal impulsionador das cadeias de valor industrial e da inovação tecnológica limpa, com o objetivo de desenvolver uma economia anual de hidrogénio verde de 100 mil milhões de euros até 2025, que poderá criar meio milhão de empregos diretos e indiretos em toda a cadeia de valor verde do hidrogénio.

O hidrogénio verde é um facilitador de grande potencial para transformar o setor da energia, da indústria e dos transportes da Europa, e um meio para a descarbonização de indústrias intensivas em termos energéticos, como o aço. O aço é responsável por 8% das emissões globais de dióxido de carbono anualmente – tornando-o um dos maiores emissores de carbono. Como fonte comprovada de baixas emissões de calor e de energia, o hidrogénio verde está bem posicionado para se tornar uma peça central das ambições neutras em termos climáticos da União Europeia.

O CEO da EIT InnoEnergy, Diego Pavia, afirma: “A iniciativa 'H2 Green Steel' tem a escala, ambição, o modelo de negócio inovador e a equipa para se tornar um dos principais destaques da posição da Europa na vanguarda da transformação de indústrias com grande intensidade energética. Este caso, que é replicável, é fundamental para cumprir as promessas europeias de neutralidade climática. Estas são dimensões fundamentais para a missão da EIT InnoEnergy, e este projeto industrial da Green Steel é mais um exemplo convincente do compromisso estratégico da EIT InnoEnergy em ser um facilitador chave da transição energética através do desenvolvimento de cadeias estratégicas de valor industrial na Europa”.

A localização do H2 Green Steel – região de Norrbotten, na Suécia – oferece condições favoráveis para a produção de aço sem combustíveis fósseis, com acesso rápido a energia a preços mais baixos, a partir de fontes de energia renováveis, minério de ferro de alta qualidade, um grande porto marítimo em Luleå, e um conjunto de conhecimentos especializados mundiais em metalurgia e produção de aço.

Segundo Carl-Erik Lagercrantz, Presidente do Conselho de Administração da H2 Green Steel e Northvolt, “estamos extremamente felizes em mais uma vez fazer parceria com a EIT InnoEnergy. Juntos, aceleraremos a descarbonização da indústria siderúrgica e iniciaremos a economia do hidrogénio. Isto será crucial para alcançar os objetivos climáticos da UE”.

REVISTAS

Siga-nosWalter Tools Ibérica, S.A.U.norelem

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial