Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Universidade de Évora promove reciclagem de baterias de veículos elétricos

Redação Induglobal23/09/2020
O que fazer com todas as baterias usadas dos veículos elétricos?
Imagen

A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) e a Betteries estão a ensaiar as melhores respostas, numa intervenção integrada no projeto POCITYF - POsitive Energy CITY Transformation Framework.

A Betteries entregou os primeiros módulos de baterias de iões de lítio de segunda vida, oriundas de veículos elétricos, tendo-se iniciado a configuração, instalação e ensaios destas baterias nas instalações da Universidade de Évora.

Esta é a primeira intervenção experimental no projeto POCITYF em Évora, englobando um período de ensaios das baterias, através das aplicações portáteis da Betteries, da integração na microrrede experimental da Universidade de Évora e de ensaios com outros parceiros, que será sucedida por uma segunda fase em que baterias de segunda vida serão instaladas em residências selecionadas na aldeia de Valverde, distrito de Évora, numa intervenção promovida no âmbito do POCITYF.

Este é um projeto cofinanciado pelo programa Horizonte 2020, da União Europeia, envolvendo 46 entidades parceiras de 13 países, e que reconhece a urgência de tornar as cidades-património mais sustentáveis e resilientes às alterações climáticas, melhorando a vida e bem-estar dos seus cidadãos.

Évora (Portugal) e Alkmaar (Holanda) são as duas cidades-piloto que vão ensaiar experiências tecnológicas com o objetivo de estabelecer zonas com saldo energético positivo, em que a geração local renovável média deverá ser superior ao consumo, em termos de média anual.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    27/03/2024

  • Newsletter InterMetal

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial