Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
A implementação da energia eólica offshore e a eliminação da gasolina e do gasóleo são os grandes desafios da indústria energética e automóvel

Os veículos elétricos vão superar os convencionais mais cedo do que se esperava

18/02/2020

Todos os anos, no dia 28 de janeiro, se celebra o ‘Dia Mundial da Redução das Emissões de CO2’, uma data que procura sensibilizar para os problemas envolvidos na emissão deste tipo de gás, tanto para o ambiente como para a saúde de toda a população. Este dia surgiu na Convenção das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, onde o Protocolo de Quioto foi estabelecido, com o objetivo de reduzir a emissão de gases com efeito de estufa e assegurar a proteção do planeta.

Imagen

A TÜV SÜD, empresa internacional especializada em soluções de segurança, que fornece serviços de auditoria e cerificação, destaca a importância da implementação de energias renováveis e a transição para novas formas de mobilidade, para a redução efetiva destes gases. Manuel Sayagues, diretor de operações da divisão de Assistência Técnica da TÜV SÜD Ibéria, assegura que a eletrificação dos automóveis vai acontecer em menos do que imaginamos, promovendo assim o desaparecimento dos veículos convencionais.

“A percentagem de poupança potencial que existe tanto em energia como em emissões de CO2 está a produzir alterações nas formas de mobilidade, bem como no tipo de combustíveis que utilizamos. O veículo 100% elétrico é o futuro e levará ao desaparecimento dos veículos a diesel e a gasolina. De facto, os grandes fabricantes automóveis planeiam acabar com a produção desse tipo de veículos muito em breve. Mais cedo do que esperamos, todos os carros serão híbridos ou elétricos”, diz o especialista.

Combustíveis pouco poluentes, como o gás natural, podem vir a ser utilizados como uma solução para este período de transição das energias convencionais para as renováveis. “Sem dúvida, as energias renováveis serão suficientes para sustentar todo o planeta no futuro. Por enquanto, podemos sustentar-nos através de outras fontes como o gás natural, que, no futuro, será também uma energia renovável”, acrescenta Sayagues.

As indústrias energética e automóvel enfrentam grandes desafios nos próximos anos. Por um lado, o desenvolvimento de sistemas de produção mais eficientes, tais como a energia eólica offshore ou outros sistemas de armazenamento, que permitem a gestão destas energias renováveis. Por outro lado, no setor dos transportes, a eletrificação dos veículos é o principal desafio, assim como o desenvolvimento de baterias elétricas com maior durabilidade e a eliminação absoluta dos veículos a gasóleo e a gasolina.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    27/03/2024

  • Newsletter InterMetal

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial