Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
A nova máquina permite a utilização de sistemas de ferramentas de outros fornecedores

Pacote modular de força para clientes exigentes

16/10/2019

Com a Xpert Pro, a Bystronic apresenta uma quinadora de alta tecnologia, capaz de se adaptar de forma modular a qualquer necessidade na maquinação de chapa. O novo modelo da série Xpert é compatível com as mais altas exigências em termos de velocidade de processo e flexibilidade.

Conceito modular da máquina: Uma ampla gama de funções Xpert Pro responde a um elevado grau de exigência de desempenho e flexibilidade...
Conceito modular da máquina: Uma ampla gama de funções Xpert Pro responde a um elevado grau de exigência de desempenho e flexibilidade.

A construção modular há muito que se consolidou no setor automóvel. Os fabricantes oferecem modelos em diferentes versões, além de disponibilizarem uma grande variedade de itens opcionais para complementar os equipamentos de série. Durante o desenvolvimento da Xpert Pro, o princípio que inspirou a Bystronic foi: os clientes podem optar entre três versões e equipá-las com os acessórios que preferirem.

As três versões da Xpert Pro são voltadas para os mais diversos públicos: O modelo básico (Classic Edition) é ideal para pequenas séries ou para a construção de protótipos. Já com a Performance Edition, empresas de médio porte podem produzir séries maiores de forma mais rápida e fiável. Aqueles que precisam de ainda mais velocidade para lidar com lotes de 1000 unidades ou mais, podem usar a Dynamic Edition. O modelo de ponta é algo a que podemos chamar de supercarro desportivo da série Xpert: “O nosso objetivo era introduzir no mercado a quinadora mais rápida alguma vez vista”, afirma Gerrit Gerritsen, consultor técnico de vendas de equipamentos de quinagem. E foi isso mesmo que a Bystronic conseguiu ao conseguir uma velocidade de quinagem de até 20 milímetros por segundo.

Precisão da primeira peça até a última: as funções de assistência inteligente possibilitam uma sequência de dobra de elevada precisão...
Precisão da primeira peça até a última: as funções de assistência inteligente possibilitam uma sequência de dobra de elevada precisão.

Ampla gama de possibilidades de configuração

Além da velocidade de quinagem, a força de compressão também pode ser ajustada conforme as necessidades individuais. As três versões estão disponíveis com cinco classes de potência para escolha: O espectro total varia de 100 a 320 toneladas. Assim, é possível quinar tranquilamente chapas de espessura de até 15 milímetros. Para o comprimento de quinagem, estão disponíveis as opções de 3 ou 4 metros. Se for necessária uma folga maior, é possível acoplar duas máquinas entre si no caso de peças muito longas. Graças à grande variedade de opções de configuração, o espectro de aplicações é muito vasto: “A Xpert Pro permite dobrar tanto peças minúsculas para um telemóvel, como peças extremamente grandes, por exemplo, as usadas num guindaste”, diz Gerritsen.

Graças ao conceito modular, a quinadora pode ser adaptada às exigências específicas da produção. Como estas estão a mudar mais rapidamente do que nunca, mesmo uma quinadora personalizada pode deixar de ser a solução ideal em pouquíssimo tempo – e neste sentido a Bystronic vai um passo além dos fabricantes de automóveis: se as exigências se alterarem, a Xpert Pro pode ser adaptada de forma flexível aos novos requisitos. A troca dos módulos individuais não é um problema e todos os acessórios podem ser instalados posteriormente de maneira simples. Assim, por exemplo, as empresas que desejam quinar não apenas peças retas, mas também formas mais complexas, podem atualizar posteriormente o batente traseiro de dois para quatro eixos e para até cinco ou seis eixos.

Configuração personalizada...
Configuração personalizada: a cada área de aplicação de quinagem a Xpert Pro oferece entre 100 e 320 toneladas de força de compressão distribuída no comprimento de dobra em 3 ou 4 metros.

Flexibilidade no uso das ferramentas de quinagem

Qualquer empresa que já tenha investido muito dinheiro em ferramentas de quinagem gostaria de poder reutilizá-las numa nova quinadora. No entanto, isto geralmente não é possível quando se muda de fabricante, pois há quase uma dúzia de sistemas de ferramentas diferentes no mercado que não são compatíveis entre si. Este problema de compatibilidade não existe com a Xpert Pro. A quinadora foi deliberadamente projetada de forma a permitir a utilização de sistemas de ferramentas de outros fornecedores. “Enquanto o sistema de fixação de ferramentas é geralmente fresado na perna superior da quinadora, na Xpert Pro ele pode ser acoplado de maneira modular e, portanto, ser facilmente substituído”, explica Gerritsen.

A grande variedade de ferramentas de quinagem que podem ser usadas na Xpert Pro concede aos utilizadores mais liberdade para quinar as mais diferentes peças. Ao mesmo tempo, o processo de quinagem é acelerado, já que as quinadoras da série Xpert são conhecidas pela rapidez com que as ferramentas podem ser instaladas. A máquina pode ser convertida rapidamente para dobrar peças diferentes. Isto acontece de modo ainda mais eficiente com o trocador automático de ferramentas, disponível como opção.

Flexibilidade no uso das ferramentas...
Flexibilidade no uso das ferramentas: uma vasta gama de ferramentas de dobra e compatibilidade contra o sistema de terceiros abre um novo afastamento na dobra.

Precisão máxima e muito conforto

Os fabricantes de peças dependem da mais alta precisão. Não podem dar-se ao luxo de ter desvios angulares, já que isso significa ter peças rejeitadas e, consequentemente, perder dinheiro. Graças à compensação dinâmica da flecha de flexão, os utilizadores obtêm resultados de dobra exatos e constantes da primeira até a última peça. O sistema de compensação patenteado pela Bystronic ajusta automaticamente a curvatura da mesa inferior durante a quinagem. A tecnologia Pressure-Reference da nova geração executa correções em tempo real através de um moderno sistema de sensores.

Para obter uma segurança de processo ainda maior, também pode ser adquirido o sistema de medição do ângulo LAMS. Este compensa os desvios na espessura da chapa, que, na prática, podem ser de até 10%. Além das variações na espessura das chapas, o sistema de medição do ângulo também compensa automaticamente as diferenças do retorno elástico e do sentido da laminação. Além disto, as correções associadas às chapas podem ser registadas e transferidas para outras máquinas – inclusive para aquelas não equipadas com LAMS. Assim, todas as demais quinadoras da Bystronic usadas pela empresa também beneficiam desta função.

A Xpert Pro poupa o operador de fazer correções exaustivas e de trabalhos desnecessários na programação dos processos de dobragem: dependendo da espessura do material e do ângulo de dobra, o software ByVision Bending determina o processo. Além disso, a programação offline permite a importação de dados sem ser necessário interromper a produção.

Facilidade de operação por ecrã ‘touch’ e pelo ByVision Bending: carregar o plano de dobra, configurar a máquina e cortar...
Facilidade de operação por ecrã ‘touch’ e pelo ByVision Bending: carregar o plano de dobra, configurar a máquina e cortar.

REVISTAS

Siga-nosWalter Tools Ibérica, S.A.U.norelem

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    10/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    03/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial