Pavilhão 13, stand A28

Toshulin leva à EMO 70 anos de experiência no fabrico de máquinas-ferramentas

Redação17/07/2019

Fundada em 1949, a Toshulin (Hulín, República Checa) especializou-se no fabrico de máquinas-ferramentas CNC multifuncionais, tecnologicamente avançadas, e de tornos verticais feitos à medida, para maquinação de peças de médio e grande porte. Durante a EMO 2019, os visitantes poderão ficar a conhecer as funcionalidades das duas máquinas de grande porte que a empresa preparou especialmente para a feira, bem como o software desenvolvido para permitir o acesso remoto aos dados de ambos os equipamentos.

As máquinas fabricadas pela Toshulin fornecem soluções de maquinação abrangentes, incorporando todas as tecnologias de maquinação, desde o torneamento à fresagem, retificação e perfuração. Todos os equipamentos podem ser desenvolvidos à medida do cliente, o que permite à empresa oferecer, mais do que uma máquina, uma solução.

Em 2018, o grupo Toshulin incorporou duas outras empresas checas fabricantes de máquinas-ferramentas: a TOS Kurim, especialista em fresadoras e centros de grandes dimensões, que permitem a maquinação de peças de trabalho pesadas, com formas e dimensões complicadas, e a CKD Blansko, especializada no desenvolvimento, projeto, produção e montagem de tornos verticais de coluna simples ou dupla.

Durante a EMO, o grupo vai apresentar, em estreia mundial, dois novos equipamentos de grande porte:

- O Toshulin Powerturn 2000 C1, um centro de fresagem e torneamento vertical, de 3 eixos (X, Z, C), equipado com controlador Siemens Sinumerik 840D Solution Line, mesa rotativa (315 ppm) com 2.000 mm de diâmetro, e um cabeçote C especial, com acionamento elétrico. Emoldurada por uma estrutura simétrica robusta, esta máquina permite trabalhar peças de até 2.500 mm de diâmetro, 2.600 mm de altura e 20 t de peso.

foto

O novo centro multitask da Toshulin, Powerturn 2000 C1, permite efetuar trabalhos de fresagem e torneamento num único passo.

- O TOS Kurim FRF 250/2, um centro de fresagem com pórtico móvel, tipo ‘gantry’, com estrutura robusta, equipado com um controlador Siemens Sinumerik 840D SL e uma mesa com 2.500 mm de largura. Cabeçote com eixo C integrado com torque até 2500 Nm. Curso de trabalho máximo dos eixos X/Y/Z: 2.000 x 3.400 x 1.500 mm. Este equipamento permite a maquinação complexa de peças de grandes dimensões e a integração de uma ampla gama de cabeçotes, de acordo com as necessidades do cliente.

foto

O c­entro de fresagem com pórtico móvel, tipo ‘gantry’ FRF 250/2, da TOS Kurim, está em preparação para ser apresentado durante a EMO 2019.

Os dados obtidos a partir dos controladores de ambas as máquinas podem ser acedidos remotamente através do novo software de visualização 'Toscada', desenvolvido pela Toshulin para dar resposta aos requisitos da indústria 4.0 e que estará também em apresentação na EMO 2019. O Toscada oferece uma interface de visualização intuitiva e de fácil compreensão, que permite, inclusive, ter acesso às condições da máquina, através de uma câmara que emite imagens em tempo real. Sempre que deteta desvios, o Toscada emite uma mensagem de alarme, o que faz dele uma excelente ferramenta de manutenção preventiva.

InterMetalInterMetal Acompanhe no FacebookJaba traducción técnica espcializadaGlobal Industrie 2019

intermetal.pt

InterMETAL - informação para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial