Atlas Copco Rental: ar comprimido
Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
Mais eficiência e aplicações para projetos sustentáveis

DMG MORI impulsiona a Transformação Verde (GX)

29/04/2024
A Transformação Verde (GX) é um dos quatro pilares do conceito Transformação da Maquinagem (MX) da DMG MORI, juntamente com a Integração de Processos, Automatização e Transformação Digital (DX). Com ela, o fabricante de máquinas-ferramenta pretende moldar o futuro do fabrico, contribuindo para a proteção climática e, simultaneamente, mitigando o aumento dos preços da energia.

Os princípios orientadores do conceito de Transformação Verde (GX) incluem máquinas ‘hihg-tech’ produzidas com eficiência de recursos (Greenmachine), funcionamento eficiente das máquinas, em termos energéticos (Greenmode) e parcerias tecnológicas com OEMs para a produção de tecnologia ‘verde’ (Greentech). Desta forma, a DMG MORI consegue uma poupança energética superior a 30%, com a ajuda de um total de 13 tecnologias pioneiras e características inovadoras. A base da Greentech é a estreita cooperação com os clientes em projetos relacionados com o desenvolvimento sustentável. O objetivo é fabricar de forma eficiente componentes inovadores para as energias renováveis e a mobilidade elétrica.

A Transformação Verde (GX) é um pilar de apoio da Transformação da Maquinagem (MX) da DMG MORI
A Transformação Verde (GX) é um pilar de apoio da Transformação da Maquinagem (MX) da DMG MORI.

Greenmode: plano de 13 pontos para reduzir o consumo de energia em mais de 30%

“Tal como acontece com toda a Transformação Verde, a DMG MORI também segue uma abordagem holística na implementação do Greenmode”, explica Marc-André Dittrich, diretor de desenvolvimento empresarial e instituições globais da empresa. Por este motivo, afirma, foi efetuada uma análise detalhada de todas as influências sobre o consumo de energia e a produtividade de uma máquina. Este passo resultou num plano de 13 pontos (incluindo o Business Benefit Optimiser), que garante uma maior eficiência em todos os estados operacionais com componentes de hardware e software inovadores. Por exemplo, as máquinas-ferramenta da DMG MORI terão, no futuro, recuperação de energia de travagem, iluminação LED, Advanced AutoShutdown e, em muitos casos, unidades de refrigeração altamente eficientes como padrão. Estas e outras medidas opcionais contribuem significativamente para a redução do consumo de energia.

13 medidas (incluindo o Business Benefit Optimizer) para uma maior eficiência energética
13 medidas (incluindo o Business Benefit Optimizer) para uma maior eficiência energética.

A eficiência de uma máquina-ferramenta depende da sua produtividade. Isto significa que a redução dos tempos de processo e não produtivos, bem como dos consumíveis, tem um impacto na eficiência global. Para tal contribui a regulação adaptativa da velocidade de avanço, que permite obter tempos de maquinagem mais curtos e está disponível para máquinas com controlo Heidenhain. Outras medidas opcionais abordam a utilização orientada para a procura de unidades auxiliares, como a bomba de refrigeração. Com a ajuda da monitorização avançada da energia e da monitorização opcional do ar comprimido, é possível controlar com precisão os requisitos de energia e detetar rapidamente fugas de ar comprimido. Além disso, os tempos de manutenção podem ser reduzidos através da utilização do separador de névoa de emulsão zeroFOG, enquanto a lavagem do espaço de trabalho com base na IA do AI Chip Removal permite tempos de limpeza mais curtos. O Business Benefit Optimizer completa o plano de 13 pontos. Num painel de controlo, a ferramenta compara os requisitos energéticos e as emissões de CO2 de máquinas individuais, bem como de todo o parque de máquinas. Isto permite aos clientes ter em conta os custos energéticos e os aspetos de sustentabilidade numa fase inicial da decisão de investimento.

Se o plano de 13 pontos for aplicado de forma consistente, os utilizadores beneficiarão de uma poupança energética considerável. Quando a máquina é utilizada num ambiente industrial típico, a poupança é superior a 30%. O aumento da eficiência compensa rapidamente: Em três anos, os investimentos nas medidas do plano de 13 pontos pagar-se-ão a si próprios.

Greentech: parceria de competências para a produção de tecnologias sustentáveis

Energia solar, energia eólica, mobilidade elétrica: em termos de desenvolvimento e produção de tecnologias verdes, a DMG MORI desempenha há muitos anos um papel fundamental como parceiro experiente no domínio das soluções de fabrico avançadas. Com o desenvolvimento de tecnologias verdes, os fabricantes e fornecedores são confrontados com novas peças de trabalho e, muitas vezes, com requisitos de maquinagem cada vez maiores. “Em estreita colaboração com estes utilizadores, a DMG MORI concebe soluções de fabrico que respondem a estes desafios”, afirma Marc-André Dittrich. Com a Greentech, é utilizada toda a gama de tecnologias: desde a maquinagem simultânea de 5 eixos e a maquinagem completa de 6 lados até ao fabrico aditivo e à maquinagem de precisão a laser.

Conceito Greenmode aplicado na CTX gamma 2000
Conceito Greenmode aplicado na CTX gamma 2000.
Greenmode na DMU 40 eVo linear
Greenmode na DMU 40 eVo linear.
Greenmode na DMU 65 FDS monoBLOCK: Maquinagem de uma pá Pelton
Greenmode na DMU 65 FDS monoBLOCK: Maquinagem de uma pá Pelton.

Tempos de produção mais curtos e maior precisão graças à maquinagem completa

No domínio da energia hidráulica, a DMG MORI apresenta o projeto em torno de um cubo de uma turbina Kaplan, utilizado nas centrais hidroelétricas. A peça de trabalho complexa é maquinada numa DMF 300|11 com mesa rotativa de fresagem numa única preparação. Para além de reduzir o tempo de maquinagem, a qualidade do componente aumenta porque são eliminadas as imprecisões originadas pelas operações de fixação. É possível obter efeitos semelhantes com uma DMU 65 FD monoBlock na produção de componentes de engrenagens de rolamentos planetários para o setor da energia eólica.

Tecnologias avançadas para pilhas de combustível mais eficientes

A DMG MORI demonstra o potencial de inovação através de novos processos de fabrico com o exemplo de placas bipolares prototípicas para pilhas de combustível. O fabrico aditivo destes componentes no âmbito do projeto de investigação ‘Dolphin’ foi realizado no espaço de construção de uma Lasertec 30 Dual SLM. A impressão 3D tem a vantagem decisiva de permitir a integração de canais de refrigeração e, consequentemente, a criação de campos de fluxo. Isto permite aumentar a eficiência do funcionamento das pilhas de combustível.

REVISTAS

Exponor - Feira Internacional do PortoWalter Tools Ibérica, S.A.U.norelemSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    15/05/2024

  • Newsletter InterMetal

    08/05/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial